terça-feira, 27 de novembro de 2007

Treinos

Continuo firme e dedicada ao meu exercício físico - corrida e caminhada. Estou seguindo à risca as planilhas do meu treinador. Semana passada, na 5ª feira meu treino consistiu de 2 séries de 3Km correndo com intervalo de 5 minutos andando. 3 Km pra mim ainda significa 3.000 longos metros conquistados com muito suor e com a ajuda da minha consciência imaleável que não me permite diminuir distâncias ou dar uma “andadinha” caso eu esteja muito cansada. Corri os primeiros 3 Km em 23:15 e o segundo trecho em 23:19. Para quem não está acostumado a correr isso pode não significar muito, mas vou logo dizendo: considerando a minha meta pessoal significa um grande progresso. Colocando esses tempos em perspectiva tenho que dizer que 23 minutos é um longo tempo. Durante a corrida a gente pensa em muita coisa, nem sempre coisas agradáveis, o que tira um pouco o propósito de exercitar para melhorar ou manter a saúde mental. Para evitar esse tipo de pensamento eu utilizo a prática da fantasia. Sendo moderadamente competitiva como sou, mas ciente da impossibilidade de um dia correr e vencer qualquer prova importante - me faltam os genes e a ambição - eu fantasio desde a “largada” até a chegada. Nessa 5ª feira que passou corri e venci a maratona de NY e a São Silvestre. Pensem bem, são 23 minutos! É muito tempo. Larguei mal na maratona de NY e fui ultrapassando outros competidores, ultrapassei até a Katie Holmes e todos os seus seguranças. Na reta final acelerei (de verdade) e cruzei a linha de chegada triunfante e ofegante (de verdade). A São Silvestre foi mais ou menos a mesma coisa, mas não ultrapassei ninguém famoso, inclusive tinha uma mulher lá que me ultrapassou (de verdade) duas vezes durante meu percurso. Isso atrapalhou um pouco a minha vitória que não foi tão emocionante como a maratona que eu acabara de disputar. Na minha fantasia ainda não dou entrevistas, imagino que quando alcançar os 10 km de corrida a adrenalina e as endorfinas irão me levar a esse ponto, mas por enquanto me delicio com as ultrapassagens e a vitória triunfal.
Embalada por esta performance de 5ª feira na Lagoa Seca , fui pra Lagoa da Pampulha no sábado decidida a correr 4 Km e bater meu próprio tempo de 35:20 que foi meu resultado na SUPER 40, corrida de revezamento que disputei dia 21/10 aqui em BH, quando corri 4 Km. Diga-se de passagem, nessa competição estavam inscritas 591 mulheres. Fiz o 590º tempo ficando atrás apenas de uma companheira de luta de 42 anos, integrante da equipe “Nóis trupica mas não cai” - sem comentários. Daí a minha vontade de bater esse tempo o que poderia ter feito uma vez que cruzei os 3 Km com o tempo de 22:10 naquele sábado, mas desisti de completar o último quilômetro. Atribuo meu fracasso grande parte ao terrível fedor daquela que poderia ser uma linda e agradável lagoa. Estava demais mesmo, nunca pior. Corri grande parte dos 3 Km prendendo a respiração e depois tentava recuperar o fôlego com pequenas golfadas de ar pra ver se impedia aquele cheiro podre de me atingir em cheio. Por várias vezes achei que fosse passar mal, ali mesmo, na beira da lagoa. Meu controle foi muito grande porque eu sabia que essa minha atitude poderia causar um efeito cascata e eu seria responsável pela maior VOMITADA da história de BH. Sabe quando um começa e vai todo mundo atrás. Dava pra ver que estava todo mundo se controlando. É nojento falar isso, hesitei muito antes de escrever, mas não é mais nojento do que aquela lagoa. E quem estava lá sabe. Então a Lagoa da Pampulha pra mim, como atleta, já era. Comecei a semana treinando forte e sábado que vem vou correr os 4 Km mas desta vez na Lagoa Seca. Minha meta é correr abaixo de 30 minutos. Acho que com ar puro e mentalizando meus colegas que estarão, no mesmo momento correndo a Volta da Pampulha, conseguirei superar meu tempo. E não precisa nem dizer que ao final de 30 minutos de corrida estarei comemorando a grande vitória da Volta da Pampulha 2007!

Nenhum comentário: